História do Método Pilates

J oseph Hubertus Pilates nasceu em 09 de Dezembro de 1883 na Alemanha, perto de Dusseldorf em uma pequena vila denominada Mönchengladbach. Com uma saúde frágil, sofreu de doenças como asma, raquitismo e febre reumática durante sua infância, diante disso dedicou toda sua vida a melhorar a saúde. A sede de conhecimentos o levou a ser um autodidata em anatomia, física, biologia, fisiologia e medicina tradicional chinesa. Quando tinha 14 anos se dedicou ao fisioculturismo, chegando a ser modelo de cartazes de anatomia.

Em 1912, aos 32 anos, mudou para a Inglaterra ganhando a vida como um profissional de boxe, artista de circo e instrutor de autodefesa em escolas de polícia e da Scotland Yard. Em 1914, ocorreu a Primeira Guerra Mundial, sendo Joseph e outros alemães reclusos no campo de concentração em Lancaster. Todos os componentes da tropa foram confinados em um campo de prisioneiros com outros compatriotas na Ilha de Man. Atuou como enfermeiro, usando as camas hospitalares e outros artefatos como cintos, lastros e molas (protótipos dos equipamentos de hoje) para fortalecer enfermos que ainda permaneciam deitados nas camas.

Durante esta pausa involuntária, ele começou a desenvolver intensamente seu conceito de um sistema integrado e abrangente de exercício físico, que ele mesmo chamou de "Contrologia". Quando surgiu a epidemia de gripe Influenza em 1918, varrendo o mundo e matando milhões de pessoas, um campo de internamento seria um terreno ideal para sua propagação, acontece que nenhum dos internos (enfermos) sob seu treinamento foi infectado, recebendo assim créditos por tal conduta.

Finalizada a Guerra, Joseph Pilates retornou à Alemanha para dar continuidade ao seu trabalho iniciando um treinamento da polícia da cidade de Flamberg. Durante esse período, conhece Rudolf Von Laban, um famoso analista de movimento, que incorporou a técnica de Pilates a sua obra. Em 1923, Joseph foi convidado a treinar um novo exército alemão mais acabou não aceitando e migrando para os Estados Unidos. Sobre o navio para a América, ele conheceu sua futura esposa Clara que era enfermeira. O casal fundou um Studio de Pilates em New York City, na oitava avenida. Com total rapidez, seu Studio atraiu a atenção de pessoas influentes como os bailarinos Martha Graham, George Balanchine.

Já nos EUA, publicou dois livros, um chamado "YOURHEALTH" (Sua Saúde) em 1934, no qual escreve sobre a CONTROLOGY (Contrologia) nome original do seu sistema. A Contrologia: "É o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. É a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que se aplicam, a cada um dos ossos do esqueleto, com o completo conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo, e o total entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade, aplicado a cada movimento, no estado ativo, em repouso e dormindo".

O seu segundo livro é intitulado RETURN TO LIFE THROUGH CONTROLOGY" (Retorno a vida com a Contrologia) "Contrologia é a completa coordenação de corpo mente e espírito".

Segundo Mary Bowen, Joseph Pilates e Clara eram igualmente talentosos, Pilates era inventivo, extravagante, e sempre à frente, ela por sua vez, era a retaguarda, segura, base de sustentação de Joseph. Em 1967 ele faleceu aos 87 anos, em decorrência do incêndio no seu Studio.

Benefícios do Método Pilates
  • Alongar, tonificar e definir a musculatura sem exageros
  • Definir a musculatura abdominal mais profunda e melhorar o CORE
  • Trabalhar a percepção do corpo e mente
  • Padrões eficientes de movimentos deixando o corpo menos vulnerável a lesões
  • Reduzir o "stress", aliviar as tensões, ganho de energiav
  • Restaurar o alinhamento postural
  • Deixar sua coluna mais forte e flexível
  • Recuperação de lesões
  • Melhora a área de movimento das articulações
  • Melhora a circulação sangüínea
  • Aumento da coordenação neuromuscular
  • Oferece alívio das dores nas costas e stress das articulações
  • Corrige sobrecarga dos grupos musculares que podem levar ao stress e alguma lesão
  • Melhora da mobilidade, agilidade e vigor
  • Complemento para treino esportivo e desenvolvimento funcional para a atividade diária
  • Melhora o visual de seu corpo, assim como sua auto-estima
Joseph Pilates